Texto Biblico Básico Isaias 40:28-31;Marcos 6;30,31,33
Isaias 40:28-31
28-Não sabes ,não ouviste que o eterno Deus,o Senhor,o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga?Não há esquadrinhaçao do seu entendimento.
29-Dá esforço ao cansado,e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30-Os jovens se cansarão e se fatigarão,e os mancebos certamente cairão.
31-Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças,subiraõ com asas como águias;correrão,e não se cansarão;caminharão ,e não se fatigarão.
Marcos 6:30,31,33
30-E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus,e contaram-lhe tudo,tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado.
31-E ele disse-lhes: Vinde vós,aqui à parte,a um lugar deserto,e repousai um pouco.Porque havia muitos que iam e vinham,e não tinham tempo pra comer.
33-E a multidão viu-os partir,e muitos o conheceram;e correram para lá a pé de todas as cidades,e ali chegaram primeiro do que eles,e aproximavam-se d'Ele.
Palavra introdutória
Quem busca a vida espiritual abundante tem que lutar contra a pressa.Para a maioria dos criostão,o grande perigo não está em renunciar a fé,mas em se tornar tão apressado,ocupado e preocupado,que acaba vivendo uma dimensão medíocre da fé.Veja o que nos revela o Salmista no Salmo 38:8
Questionando sobre a pressa
Um dos grandes males da era moderna é a pressa.Embora seja citado insistentemente o velho ditado: A pressa é inimiga da perfeiçaõ",a maioria absoluta não pratica essa verdade.Pressa se tornou sinônimo de sucesso e eficiência.
A pressa é a grande inimiga da vida espiritual hoje.É impossivel orar com pressa.a oração exige nos aquietemos e diminuamos o passo,a pressa é um dos inibidores do relacionamento.Carl Jung,o famoso psicólogo,diagnosticou a doença da pressa e afirmou categórico:" Apressa não é coisa do diabo;a pressa é o diabo".
1.1 Jesus Cristo e a pressa
De todas as dádivas que Deus dá ao homem,certamente uma das mais preciosas é o tempo.Jesus sabia que Seu tempo na terra era limitado.E várias vezes falou sobre isso(João2:4;5:25;Mateus26:45)
O tempo pode ser amigo ou inimigo de nossa rendição a Cristo.Cristãos apressados geram discípulos apressados.Discípulos apressados formam uma igreja apressada.Alguns cristãos servem mais ao relogio do que a Deus.Mas esse cristianismo anormal tornou-se tão comum que não se vê nele nada de errado.Naõ se pode dedicar a vida inteira a Deus num só momento e ter o assunto resolvido de uma vez para sempre.É preciso entregar-LHE a vida segundo após segundo.
Deus afirma,através do profeta Isaías,que quem é como mar agitado,incapaz de sossegar e que não tem paz é o ímpio (Isaías 57:20,21a).O Senhor tem uma resposta para quem "é incapaz de sossegar" (Isaías 57:14-21).Melhor fazer como o Salmista: " Esperei com paciencia no Senhor..."
1.2 O trabalho e a pressa